Pulse TI

Virtualização

 A virtualização está presente tanto no desktop de um entusiasta pelo assunto quanto no ambiente de TI de uma infinidade de empresas das mais variadas áreas. Não se trata de “moda” ou mero capricho: graças a este conceito, é possível, entre outros benefícios, economizar com equipamentos e obter resultados de determinadas tarefas computacionais em menor tempo. 

    A tecnologia de virtualização de sistemas operacionais iniciou-se com os mainframes há décadas atrás, mas ganhou força e conhecimento público a partir de 1996, quando a VMware  lançou sua primeira versão de hypervisor para a plataforma x86 (processadores Intel e AMD compatíveis).

    Alguns anos depois, a virtualização já era realidade no mundo empresarial, ajudando a TI aganhar produtividade, economizar recursos de servidores e melhorando a gerência do ambiente.

s6

Benefícios da virtualização:

ao executar vários serviços em um servidor ou conjunto de máquinas, por exemplo, pode-se aproveitar a capacidade de processamento destes equipamentos o mais próximo possível de sua totalidade;

com o melhor aproveitamento dos recursos já existentes, a necessidade de aquisição de novos equipamentos diminui, assim como os consequentes gastos com instalação, espaço físico, refrigeração, manutenção, consumo de energia, entre outros. Imagine o impacto que esta vantagem pode ter em um data center, por exemplo